Cidades da região Destaques

Líder de organização criminosa de Brejetuba e Muniz Freire é preso em Chalé-MG

A Polícia Civil da 8ª Delegacia Regional de Ibatiba prendeu na tarde de quarta-feira, (13/08), um foragido condenado a mais de 34 anos por homicídios e tráfico de drogas em Brejetuba, Muniz Freire, Cachoeiro e outros municípios de Minas Gerias.

A operação conjunta com a PMES, PMMG e PCMG, resultou na prisão de A. P. S., 58 anos, na zona rural do município de Chalé/MG. Segundo a PCES, o indivíduo foi localizado e capturado após três dias de intenso trabalho integrado de inteligência entre as forças policiais envolvidas.

Os Policiais Civis e Militares, dos dois Estados, utilizaram ferramentas tecnológicas de inteligência e imagens de drone (veículo aéreo não-tripulável) para localizar e prender o alvo.

A PCES informou que o suspeito estava foragido há aproximadamente dois anos. Após investigações conduzidas pela Polícia Civil de Brejetuba e Muniz Freire, duas ações penais em face do foragido, e dos demais integrantes de uma extensa organização criminosa, foram expedidas.

Essa organização criminosa é responsável por diversos homicídios consumados e tentados, ocorridos entre os anos de 2022 e 2023 em Brejetuba, Muniz Freire e até mesmo em Cachoeiro de Itapemirim. As investigações demonstraram que, aproximadamente 5 homicídios consumados e 4 homicídios tentados foram praticados pelo grupo, com a concordância ou por mando do réu capturado.

O grupo criminoso, cujo cabeça era A. P. S., mantinha o controle do tráfico de drogas nas localidades de São Jorge e São Domingos, em Brejetuba, bem como em Piaçu e Assunção, em Muniz Freire, atuando de maneira organizada, com divisão de tarefas entre os integrantes, ordenando e executando mortes de devedores e de potenciais concorrentes no comércio de entorpecentes, em ambos os municípios. O grupo também mantinha casas de prostituição.

Além disso, as investigações também demonstraram que o núcleo mais sólido e antigo do grupo criminoso também foi responsável por outros 3 homicídios consumados ocorridos na região de Piaçu, no município de Muniz Freire, entre os anos de 2017 e 2018.

Após a dissolução da organização criminosa, em decorrência das investigações, a ocorrência de mortes violentas nos dois municípios reduziu drasticamente, contribuindo para o bom desempenho da região serrana do Espírito Santo, nos indicadores de mortes violentas intencionais, no ano de 2024.

Com o avanço das investigações e prisão de 11 integrantes, A. P. S. fugiu da localidade em que residia, na zona rural de Brejetuba e, desde então as forças policiais capixabas vem diligenciando para localizá-lo e prendê-lo.

Outro investigado, que permanece foragido, é o sobrinho dele, S. P. S., 48 anos. O indivíduo é considerado de alta periculosidade e executor/partícipe de grande parte dos homicídios consumados praticados pelo grupo criminoso.

Em desfavor de A. P. S. havia dois mandados de prisão preventiva em aberto, sendo um proveniente de processo criminal da Comarca integrada de Conceição do Castelo e Brejetuba, onde o réu foi condenado há mais de 34 anos de prisão. O outro proveniente da Comarca de Muniz Freire, cujo processo ainda não teve sentença condenatória prolatada.

A. P. S. estava foragido em uma propriedade rural pertencente ao município de Chalé/MG, localizada próxima às divisas dos municípios de Mutum/MG e Lajinha/MG.

O réu foi conduzido à presença da autoridade policial de Lajinha/MG e, posteriormente, encaminhado ao sistema prisional mineiro, de onde será devolvido para o Espírito Santo e ficará à disposição da justiça.

Informações: Jornal A Notícia

Walter Luiz

Walter Luiz

About Author

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Por dentro de tudo o que acontece na região Leste de Minas e sul do Espírito Santo.

 

Noticias

Total de visitantes

087569
Visualizações totais : 154696

Receba as últimas atualizações

    Nossa experiência, assim como nossa paixão por noticias, nos diferencia das outras

    Waler News @2025. Todos os direitos reservados.

     
    Abrir bate-papo
    Olá
    Podemos ajudá-lo?