O prefeito de Ibatiba, Luis Carlos Pancoti, virou alvo de uma Comissão Processante instaurada pela Câmara Municipal. O objetivo é apurar suspeitas de fraude em processos licitatórios em contratação de serviços de limpeza pública.
A aprovação da abertura da comissão aconteceu na noite desta terça-feira (10), durante sessão no plenário da Casa Legislativa. A votação terminou com 10 votos favoráveis e um contrário.
Um grupo de cidadãos protocolou a denúncia e aponta supostas infrações político-administrativas previstas no Decreto-Lei nº 201/1967, artigo 4º, incisos IV, VII e VIII. Os artigos tratam de crimes de responsabilidade de prefeitos. Entretanto, o foco da apuração é referente a Pregões Eletrônicos nº 001/2026, posteriormente revogado, e nº 002/2026.
O documento aponta indícios de direcionamento de edital para favorecer uma empresa de limpeza urbana. Nele constam “prints” de conversas em aplicativo de mensagens, planilhas, termos de referência, modelo de edital supostamente pré-elaborado e áudios que indicariam diálogo entre o prefeito, secretários municipais e um empresário.
Ainda apresenta pagamentos atípicos à empresa, incluindo uma indenização, que não teria sido devidamente detalhada no Portal da Transparência. Também cita mudanças no setor de licitações, na publicação de errata e suspensão do Pregão nº 002/2026.
Fonte : Aqui Notícias








Visualizações totais : 428390